Cirurgia do nariz

Rinoplastia

A rinoplastia, procedimento cirúrgico na região nasal, é um dos procedimentos mais comuns e antigos da cirurgia plástica. Através da rinoplastia pode-se alterar o tamanho do nariz ou modelar o seu formato nos dorsos ou na ponta, ou ainda alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

Nesta cirurgia, as cartilagens e ossos que formam o esqueleto do nariz são esculpidas de acordo com as características do nariz e da face do paciente. Existem várias técnicas e recursos para tratar cada parte do nariz, dependendo da necessidade.

Para chegar a um bom resultado, deve-se levar muito em conta o resto da face. É preciso buscar o equilíbrio entre face e nariz, completando um conjunto harmonioso. O responsável pela cirurgia tem competência para lhe prover um nariz com formas muito naturais.

A rinoplastia também corrige problemas de respiração, quando o nariz do paciente não oferece boas condições para isso.

A ciruriga só deve ser feita a partir de 16 a 17 anos. Antes dessa idade, as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz ainda estão em desenvolvimento. Além do mais, é bom que o paciente tenha certa maturidade emocional para lidar com a mudança repentina de aparência.

Os procedimentos são realizados através de incisões cirúrgicas dentro do nariz e, portanto, não ficarão cicatrizes visíveis.
A Rinoplastia normalmente leva de uma hora a duas horas, embora procedimentos mais complicados possam tomar um tempo mais longo.

Indicações para quem vai fazer a cirurgia:
- Se você fuma, deve evitar o hábito pelo menos 2 a 3 semanas antes do procedimento, voltando a fumar só depois de 2 a 3 semanas da cirurgia.
- Evite muita exposição solar antes de cirurgia.
- A cirurgia não deve ser feita se você tiver algum tipo de infecção (como gripe e resfriados, ou infecções da pele da face)