Ultra-som

» Como funciona

Ultra-som terapêutico é a vibração não audível pelo homem. O que normalmente estamos acostumados a ouvir são freqüências de 30 – 4000 Hz, sons de vozes e música. Na fisioterapia emprega-se o US em freqüências de 0,5 a cinco MHz.
As ondas são uma série de compressões e rarefações mecânicas na direção do trajeto da onda, portanto são chamadas de ondas longitudinais. A passagem dessas ondas de compressão e rarefação é invisíveis, o que acontece é a “aproximação” e “separação” das moléculas, balanceando. A onda não transporta a matéria e sim faz com que a matéria “chacoalhe” vibrando.
No US terapêutico essa vibração faz com que as moléculas vibrem e quanto maior o movimento molecular maior o calor – já que temperatura é a agitação das moléculas. Assim como uma britadeira de quebrar asfalto a energia transferida através das ondas é pelo meio de colisões.

» Tratamentos

Celulite e gordura localizada.

» Benefícios

Para falarmos da forma de atuação do ultra-som, é necessário que recordemos alguns itens importantes.
Celulite é uma disfunção que envolve transtornos à nível dérmico e hipodérmico com alterações severas circulatória sanguínea e linfática. Essa alteração circulatória promove um "encarceramento" de todas as estruturas dérmicas, promovendo grande alterações metabólicas que levam à formação de um tecido completamente edemaciado, fibrosado grande estase hídrica.
Na hipoderme observa-se um grande aumento irregular de tecido adiposo, onde os adipócitos acumulam gordura, aumentando o seu tamanho. É bom ressaltar que as células não aumentam em número e sim em volume.
O ultra-som atua de forma bastante interessante na celulite e gordura localizada. Essa atuação está relacionada a três efeitos provocados pelo ultra-som:
1. Efeito térmico;
2. Efeito mecânico;
3. Efeito químico.
O efeito térmico atua aumentando o fluxo sangüíneo, melhorando dessa forma a oxigenação e o metabolismo celular.
O efeito mecânico promove um aumento do estado vibratório das partículas que compõem a pele e aumenta a distância média intercelular levando a um aumento da permeabilidade das membranas celulares, desagregação de moléculas complexas, liberação de aderências, predisposição à penetração de ativos através da pele (fonoforese).


O efeito químico é a resposta do organismo aos efeitos térmico e mecânico, que reage promovendo reações químicas diversas.

» Recomendações

Como vimos o ultra-som é, desde que usado corretamente, um excelente recurso estético-eletroterápico no tratamento da celulite e gordura localizada. Contudo a utilização do ultra-som deve estar associada a outros recursos que seu médico poderá indicar. A paciente é submetida a uma criteriosa avaliação antes do início do tratamento para identificar o fator desencadeante e estabelecer o trabalho a ser realizado.




R. Tenente João Gomes da Silva, 737 - Mercês Curitiba/PR    •    clinica.boulevard@hotmail.com    •    Fone: |41| 3338 9053